2014 nota 10! (Ou quase 10…)

Todo inicio de ano fazemos promessas e traçamos metas (emagrecer, se dedicar mais, economizar, fazer mais isso, menos aquilo…). Mas é o ano letivo começar e as promessas mudam completamente : Estudar mais, fazer mais os deveres, prestar atenção na aula conversar menos… E ai chega na metade do ano e vemos que não conseguimos por nada em prática e que a única solução é se confiar em projetos e trabalhos e se dedicar muito na terceira e na quarta unidade. Para que nada disso aconteça separei algumas dicas pra que você não se embole no ano letivo.

  • Não deixe nada pra depois:

A maioria de nós (talvez todos, até os nerds acreditem), deixamos tudo pra depois. “O trabalho é pra semana que vem. Vou fazer no final de semana”  e quando o final de semana chega surge aquela festa imperdível, o aniversario da tia, sua mãe quer sair com você e o trabalho? Fica pra 45 do segundo tempo e se não dá certo? Bom se não deu certo a gente culpa o cachorro, o computador, a impressora, uma goteira imaginária e como a desculpa não cola com o professor perdemos o ponto ( a não ser que o professor seja super legal e ache que o que importa é o aluno fazer não a nota, o que na maioria dos casos não acontece).

Então a dica é: A professora passou trabalho e você tem tempo? Faça hoje! Tem prova na semana que vem? Estude hoje e revise depois! Tem dever pra depois de amanhã? Faça hoje porque talvez o professor de amanhã passe 40 questões insuportáveis para o dia seguinte.

  • Pergunte mil vezes se necessário:

A história já é antiga, mas é a pura verdade: “Aquele que pergunta é tolo por um momento, mas aquele que não pergunta é tolo para sempre”. O professor explica e mesmo que você esteja prestando atenção você não entende banana com chiclete nenhum vem a típica pergunta: “ Alguma duvida?”. O que você espera: Que alguém levante a mão e diga que não entendeu nada. O que acontece: Ninguém pergunta porque está com mesmo problema que você.

A dica é: Pra que vergonha? Você está com seus colegas todos os dias e perguntar não é problema nenhum. Não entendeu pergunte! Mesmo que seja porque 1+1 dá dois. O professor está na sala pra tirar suas duvidas. Agora se você tem muita vergonha, espere a aula acabar e fale com o professor, o importante é não levar duvida pra casa.

  • Descubra a melhor forma de você estudar:

É fácil encontrar quantas pessoas na sua sala estudam de forma diferente de você seja ouvindo música, assistindo TV, sentado na varanda, com auxilio de reforços, colegas ou familiares ou trancado no quarto só ele e o livro. Mas você ainda não conseguiu encontrar sua forma de estudar? Estuda milhares de vezes e mesmo assim tira uma nota baixa nas provas? Vamos lá:

  • Descubra a forma de leitura: Parece bobagem mas isso influi, uma leitura silenciosa pode fazer você se perder. Se esse for o seu caso leia em voz alta, além de não se perder no texto você se escuta, fixando um pouco mais o assunto. Agora se você prefere o silêncio o melhor é mesmo a leitura silenciosa.
  • Fique atento à pontuação do texto: Parece besteira mas uma virgula mal lida em um texto pode mudar todo um contexto, então leia com calma prestando atenção em todos os sinais de pontuações e pausas durante o texto.
  • Descubra a posição que te deixa mais a vontade: Parece estranho mas até isso influi na hora do estudo. Deitado, sentado ou em pé descubra a forma de ficar mais a vontade na hora dos estudos.
  • Descubra aonde: Qual o lugar da sua casa que você se sente mais a vontade? Seja pela iluminação, ventilação ou qualquer outro motivo, sim é esse o melhor lugar pra você estudar (geralmente é o seu quarto).
  • Desligue todos os aparelhos eletrônicos e afaste de você até a borracha: Isso porque tudo, absolutamente tudo se torna interessante na hora de estudar. A não ser que você consiga fazer as duas coisas, mas lembrem-se “dois sentidos não assam milho”.
  • Programe seu estudo: Faça uma rotina de estudo, trace o horário e o tempo de estudo (que pode variar entre 1 a 7 horas por dia, acredite tem gente que estuda 7 horas por dia, mas como ninguém quer enlouquecer o tempo deve ser menor, mas não ultrapassem de sete horas de estudo).
  • Recorra a outros meios:

Não, eu não vou ensinar como colar sem ser pego, nem nada disso. É bem comum prestar atenção na aula, tirar a duvida e mesmo assim ainda ficou uma coisinha que você ainda não digeriu. É claro que há outros meios.

  • Pesquise na internet: Você está nela o tempo inteiro e não é chato estudar pela internet, tem vários sites e vídeo-aulas bem interessantes e simples.
  • Estude com colegas: Sempre tem aquele colega que entende tudo muito rápido e que é gente boa (tá nem sempre são gente boa), por isso pergunte, diga que não entendeu, até porque a ideia de estar numa sala de aula com um monte de gente é justamente essa.

 

Pra finalizar, é importante que você preste atenção na aula, converse menos, desligue o celular e respeite o professor. Bom ano letivo a todos!

    Yasmin.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s